O Prémio DR
Enquadramento
A Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) lança a primeira edição do “Prémio Diário da República”, com um concurso de ideias para apresentação de propostas de criação do logótipo institucional, com identidade gráfica completa, para o Diário da República (DR). Uma iniciativa da Unidade de Publicações Oficiais, responsável pela publicação do jornal oficial, que pretende renovar a identidade de uma marca considerada “histórica”, reforçando a sua notoriedade e a proximidade dos cidadãos ao mesmo tempo que afirma a sua singularidade.
O Prémio Diário da República 2022 tem como objetivo, através da renovação da sua marca, reforçar, junto de um público abrangente, a mensagem de que é o Diário da República que publica a informação oficial, de forma acessível, que rege o dia-a-dia de todos os cidadãos, empresas e organizações.
Avaliação e seleção das candidaturas
Os trabalhos são avaliados pelo Júri numa escala de 0 a 20 valores, de acordo com as seguintes ponderações:
- Adequação da imagem ao objeto do concurso (30%);
- Criatividade (30%);
- Utilização de boas práticas de elaboração de manuais e normas gráficas, designadamente referência a tipografia, elementos, cores e utilizações (40%).
Prémio
Ao vencedor é atribuído, em alternativa a escolher por este, um prémio pecuniário no valor de €1.500 (mil e quinhentos euros) ou um estágio profissional, com duração de 12 meses, a realizar na INCM.
A INCM promove ainda a publicitação do trabalho vencedor e respetivo(s)/a(s) autor(es)/a(s) nos diversos meios de comunicação da instituição e no portal do DR.
É entregue a todos os candidatos admitidos a concurso um diploma de participação.
Consulte o Regulamento.